Águas claras, areia branca, morros verdes, dunas, lagoas, pinheiros, Mata Atlântica: onde mora o sossego no pedaço mais espetacular da costa do Sul do Brasil.
Com seu desenho recortado pontilhado de dunas, enseadas, lagoas e campos, esse trecho de 530 km da costa brasileira ainda tem várias praias preservadas pra praticar esportes aquáticos, fazer trilha ou se render ao “fazernadismo”. Aqui, a gente indica o mapa do sossego catarinense.
Praia do Cação, Bombinhas

Cercada por pedras arredondadas e vegetação densa, é uma pequena preciosidade escondida em uma península verde que também guarda a bonita Praia da Tainha. Com uma faixa de areia de uns 60 metros, é acessível apenas por mar.
Praia do Gravatá, Florianópolis

Entre a Praia Mole e a Joaquina existe um pequeno oásis de sossego pra quem estiver disposto a caminhar uns 30 minutos, passando por alguns trechos íngremes e, às vezes, escorregadios. A trilha parte da Estrada Geral da Barra da Lagoa.
Lagoinha do Leste, Florianópolis

Uma das praias mais preservadas e belas da ilha, é o destino certo de quem curte trilha e natureza. As caminhadas partem do Pântano do Sul — nesse caso, também vale subir ao Morro da Coroa pra ter uma vista que faz a perna tremer — ou da Armação. Bateu preguiça? Negocie um barco no Pântano do Sul.
Praia de Taquarinhas, Balneário Camboriú

Tranquilidade em Camboriú é um bem escasso. Mas, fora da alta temporada, esse refúgio de calmaria e silêncio se materializa entre as praias de Taquaras e do Pinho, a uns 15 minutos do centro da cidade. O acesso é feito por uma escada, a partir do Mirante de Taquarinhas na Av. Rodesindo Pavan.
Praia do Siriú, Garopaba

Na falta de ondas, as dunas do Siriú garantem a diversão com o sandboard. Do alto, dá pra ver as ondulações de areia que chegam até a praia, extensa e tranquila. Depois, tire o sal na Cachoeira do Siriú.
Praia Vermelha, Imbituba

No extremo norte de Imbituba, é a vizinha tranquila da Praia do Rosa, de onde parte a trilha que vai beirando o mar, passando por trechos de pedras e degraus, revelando vistas incríveis. Quem tiver fôlego pode seguir até a Praia do Ouvidor, já em Garopaba.
Praia do Luz, Imbituba

Areia que não acaba mais e ondas suaves fazem parte da paisagem dessa praia boa pra caminhar e pedalar. Uma trilha no canto norte leva até um mirante e, mais adiante, ao burburinho do Rosa Sul — de julho a novembro, fique de olho nas baleias francas.
Crédito da imagem de abertura: Papa Pic / Wiki Commons