Solar Vibes

A geometria elementar da artista Camila Cherobin

Por
Rafaela Mercaldo
Em
9 novembro, 2020
Em parceria com

A artista, que já apareceu em projetos do Spotify e da Adidas Originals, agora criou com a gente uma estampa exclusiva — e super solar — para as flanelas que acompanham os óculos da LIVO neste mês de novembro.

As obras minimalistas da artista paulistana Camila Cherobin (@_camilacherobin) exalam leveza por entre formas sólidas. Suas composições abstrata em traços geométricos puros jamais perdem a delicadeza. Foi após um período em Barcelona que ela decidiu trocar o jornalismo pelos pincéis e tintas. O que começou despretensiosamente, virou profissão e os frutos vieram em quadros, painéis, ecobags, cadeiras e trabalhos em paredes inteiras. Venha deslizar suavemente pelo trabalho de Camila neste papo exclusivo.

Quem é Camila Cherobin?

Uma pessoa com muitas ideias e planos para o futuro.

Quando se deu conta que tinha essa veia criativa?

Em 2016, trabalhando numa agência, me dei conta que ficar na frente de um computador por muito tempo e levar uma rotina monótona não era pra mim. Foi então que decidi criar uma marca e começar a trabalhar minha criatividade artística com projetos ligados ao design de interiores. Percebi que era isso que me fazia vibrar de verdade.

Quais foram seus primeiros contatos com os desenhos e a ilustração?

Passei uma temporada em Barcelona em 2018, onde vivia rodeada de novos estímulos e referências. Dessas referências surgiu o insight sobre as pinturas em tecido. Fui pesquisando, criando afinidade e curiosidade com o abstrato, tentando entender o que eu queria comunicar com as minhas pinturas. É um processo, e tá sendo ainda. Eu sigo nesse movimento constante de transformação. 

Quais foram os primeiros e também os mais importantes projetos profissionais?

O primeiro trabalho com mais visibilidade foi o projeto Escuta as Minas, da Casa Spotify. Na sequência veio o convite para uma campanha internacional da Adidas Originals e o desenvolvimento da fachada do novo endereço da sorveteria Frida & Mina, em São Paulo. Neste ano, fiz duas parcerias que me enchem de orgulho: umas delas foi uma tela especial que criei a convite da loja IDA para decorar o espaço que inauguraram no Shopping Morumbi. A outra foi uma espreguiçadeira em collab com a Dois Trópicos, que é um misto de café ao ar livre, loja de plantas e escola de yoga em Pinheiros, também em São Paulo. Eu amo mobiliário, quero desenvolver outros produtos ligados ao design de objetos.

A artista Camila Cherobin: inspiração no modernismo e suprematismo | Foto: divulgação

Você costuma ter um tema principal ou recorrente?

As minhas pinturas são focadas no abstrato geométrico, então essa é uma temática constante nos meus trabalhos. Círculos, meia circunferência, linhas… e agora estou acrescentando outras formas geométricas elementares, como o quadrado e o retângulo. 

Quem são suas referências?

Minhas principais referências, até hoje, são os artistas do suprematismo russo, arquitetos e designers do modernismo, era bauhausiana, e os audaciosos membros do Memphis Group. Esses três movimentos artísticos estão super ligados um ao outro, cada um na sua época, porém, todos com uma linguagem estética muito similar, tirando o Memphis, que vai na direção contrária dessa linha minimalista.

Conta um pouco sobre o trabalho escolhido para circular na plataforma LIVO?

Pensando nesse projeto com o The Summer Hunter, resolvi fazer uma releitura da obra Barceló. Ela carrega traços geométricos e um movimento mais leve que faz referência a uma onda do mar. Além da atmosfera de praia, sol e calor, que tanto eu quanto o The Summer Hunter tanto amamos.

O que podemos esperar para esse finzinho de 2020?

O que não podemos esperar, né? Que ano! Mas do que nunca, sigo no mantra: “menos ansiedade e mais compreensão com o tempo.” 


Livo Eyewear

A LIVO acredita no poder das conexões. Que boas ideias são transformadoras. E que o mundo é colaborativo. Por isso, criou o canal "Aos Inquietos", junto com o The Summer Hunter, para contar quem são os criativos que estão circulando arte sob um novo ponto de vista. Onde? Nas flanelas que acompanham todos os óculos da LIVO é possível ver os trabalhos de gente criativa e inquieta. Gente de talento e visão. Vem ver. Leia todos os posts aqui.